EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3396
Tipo: Artigo
Título: COMPORTAMENTO DIGITAL DE PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM MARINGÁ/PR
Autor(es): FABENE, M arcio Renan
VOLTARELI, Lucas Cayto
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: As doenças crônicas não transmissíveis são causa de grande número de mortes no Brasil. Assim como nos mais diversos setores da sociedade, a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) gera reflexos importantes na área da saúde, sobretudo no que diz respeito à qualidade do atendimento ao cidadão, à eficiência na gestão dos estabelecimentos de saúde e ao uso inteligente das informações disponíveis, inclusive para a promoção da saúde, como ocorre nas ações que utilizam o conceito m-health. Ao planejar a realização de campanha utilizando o conceito m-health, torna-se necessário conhecer o perfil tecnológico do público alvo. Este trabalho avaliou as características do comportamento digital de portadores de hipertensão arterial sistêmica cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maringá –Paraná. Trata-se de estudo quantitativo descritivo de corte transversal, foram coletadas informações de 280 indivíduos hipertensos cadastrados em 33 Unidades Básicas de Saúde da cidade de Maringá/PR. O perfil digital dos usuários demonstrou que 99,64% dos entrevistados possuem celular próprio, 86,07% utilizam o celular para receber e enviar mensagens via Whats App,83,57% utilizam redes sociais, 45% dos entrevistados utilizam a internet entre 1 e 3 horas por dia, sendo que aproximadamente 63,93% utilizam Wi-Fi pago para acessar a internet. Acreditamos que o presente estudo fornece informações relevantes sobre o comportamento digital dos usuários de celulares portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica. Essas informações poderão auxiliar na elaboração de estratégias de promoção da saúde de portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
Palavras-chave: Educação em saúde
Hipertensão arterial sistêmica
M - health
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3396
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIO RENAN FABENE.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)384.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.