EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3393
Tipo: Artigo
Título: CONDIÇÃO DE SAÚDE DE CAMINHONEIROS EM RODOVIAS DO PARANÁ
Autor(es): GRACINDO, Cristiane Vinhaes
VICTORINO, Silvia Veridiana Zamparoni
CARVALHO, Maria Dalva Barros
Abstract: O objetivo da pesquisa foi analisar as condições de saúde e fatores de risco para saúde dos profissionais caminhoneiros. Estudo epidemiológico transversal descritivo, com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados foi criado um evento chamado “Saúde do Caminhoneiro”. A coleta de dados foi composta por entrevista e exame físico. A entrevista foi guiada por questionário padrão com dados demográficos, identificação ocupacional, hábitos de vida, história de doenças pregressas. No exame físico foi verificado glicemia capilar, pressão arterial, acuidade visual e dados antropométricos. Amostra foi composta por 64 profissionais. Encontrou-se alta prevalência de fatores de risco modificáveis como obesidade (38,7%), hipertensão arterial (30,6 %), tabagismo (17,02%), glicemia capilar alterada (21,8%), consumo de álcool (35,9%), IMC acima de 25 (83,9%), circunferência abdominal acima de 94 (73%) e circunferência cervical acima de 38,9 (53%). O estudo identificou alta prevalência de fatores de risco modificáveis em profissionais caminhoneiros, sugerindo que a atividade profissional de motorista de carga pesada pode levar a condições de vida pouco saudáveis favorecendo o adoecimento. O caminhoneiro não tem priorizado sua saúde, com doenças sem diagnóstico e tratamento e, dessa forma,oferecendo risco maior de complicações para sua própria saúde e apresentando maior chance de acidentes nas estradas, colocando em risco a vida de outros motoristas e passageiros.
Palavras-chave: Acidentes
Fator de Risco
Prevenção
Promoção da saúde
Vulnerabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3393
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANE VINHAES GRACINDO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)335.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.