EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3391
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DE GESTANTES ATENDIDAS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE COM ÊNFASE NA TOXOPLASMOSE
Autor(es): PUGLIESE, Caio Henrique Hashimoto
FABENE, Márcio Renan
SOUZA, Vinícius Brito de
SILVA, Fernanda Martins
MAREZE, Marcelle
CHARLO, Patrícia Bossolani
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo averiguar o cumprimento das ações de vigilância previstas no programa Mãe Paranaense, levando em consideração o atendimento pré- natal das gestantes do município de Maringá. Para tanto utilizou-se uma abordagem quantitativa de caráter transversal, selecionando cento e quarenta e três gestantes aleatoriamente dentre dezessete Unidades Básicas de Saúde de Maringá previamente sorteadas, as quais responderam um questionário referente aos seus dados socioeconômicos, hábitos de vida e aspectos ambientais. Posteriormente esses dados foram analisados estatisticamente pelo programa EpiInfo do CDC de Atlanta. Os resultados obtidos possibilitaram averiguar que são fatores associados à maior incidência da toxoplasmose o baixo nível socioeconômico das gestantes, sua baixa escolaridade, a alimentação com vegetais e frutas cruas e contato com gato. Foi averiguada ainda a importância da manutenção e fomento à prevenção primária informando as gestantes sobre as maneiras como se contrai o protozoário, do rastreamento sorológico de T. gondii em gestantes durante os três trimestres gestacionais e após o parto em mãe e filho. Pode-se perceber que há deficiência no processo de educação em saúde das gestantes bem como da educação continuada dos profissionais da saúde da atenção primária no combate à toxoplasmose gestacional e congênita. Espera-se contribuir com a manutenção e fortalecimento dos programas de atenção à gestante.
Palavras-chave: Cuidado pré - natal
Gravidez
Saúde pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3391
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAIO HENRIQUE HASHIMOTO PUGLIESI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)320.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.