EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3388
Tipo: Artigo
Título: INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA .
Autor(es): PIRATELLI FILHO, Mauro Belino
MOTOYAMA, Nayara Mayumi
ABREU, Laís Paulino de
ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
SANTOS, Aliny Lima
Abstract: A Síndrome de Burnout é uma síndrome psicológica decorrente da tensão emocional crônica vivenciada pelo trabalhador, caracterizada pela dimensão exaustão emocional, evidenciada por sentimentos de fadiga, esgotamento físico e emocional; pela despersonalização, em que o indivíduo se distancia das relações interpessoais; e pela dimensão baixa realização profissional, em que o profissional supre sentimentos negativos de si mesmo. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa realizado junto a profissionais enfermeiros vinculados às equipes mínimas da Estratégia Saúde da Família do município de Maringá-PR, com objetivo de analisar a prevalência de Síndrome de Burnout nos mesmos. A coleta de dados ocorreu com auxílio de alguns questionários, tais como: questionário sociodemográfico e profissional, o instrumento Maslach Burnout Inventory que avalia risco para Síndrome de Burnout. Após a coleta de dados, os mesmos foram codificados e digitados no software Microsoft Office Excel® 2010. A partir dos resultados encontrados com a aplicação do Inventário de Maslach, identificou-se que dentre os 16 participantes da pesquisa, 43,8 foram categorizados como risco elevado para desenvolvimento de Síndrome de Burnout, 37,5% como risco moderado e 18,8% como baixo risco.Concluiu-se então, a partir da análise dos dados coletados, que grande parte dos entrevistados já apresentam características preocupantes quando se pensa nesta síndrome e que há uma ligação direta do contexto de trabalho e o surgimento da exaustão profissional. Houveram certas limitações devido o estudo abranger somente enfermeiros da ESF e pela ausência de profissionais durante a coleta, assim como ser restrito a um único município.
Palavras-chave: Esgotamento profissional
Enfermagem em saúde pública
Atenção primária à saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3388
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURO BELINO PIRATELLI FILHO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)412.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.