EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3379
Tipo: Artigo de Evento
Título: DESCRIÇÃO DO CICLO DE VIDA DE Methona themisto (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE) E VIABILIDADE DE CRIAÇÃO EM BORBOLETÁRIO
Autor(es): SILVA, Gabriela Barone Volce da
SANTORO, Andressa
NANYA, Satiko
Abstract: Methona themisto são insetos da ordem Lepidoptera, família Nymphalidae. Essa espécie utiliza como planta hospedeira a Brunfelsia uniflora conhecida popularmente como manacá-de-cheiro, onde ocorre a postura de ovos e serve de alimento para as lagartas. O objetivo desta pesquisa foi realizar a criação de M.themisto e caracterizar a morfologia de cada fase do ciclo de vida, bem como avaliar a viabilidade para criação em borboletário. Ovos e lagartas foram coletados no Campus sede da Universidade Estadual de Maringá, em Março de 2018. A criação e manutenção foi realizado no Laboratório de Controle Biológico, Morfologia e Citogenética de Insetos em potes de polipropileno de 2 litros e ramos de Brunfelsia sp., colocados em frascos de vidro contendo água. Esse estudo permitiu determinar o ciclo de vida da postura dos ovos até a emergência do adulto, sendo 6 dias a fase de ovo, 27dias a fase larval, 9 dias a fase de pupa, totalizando 42 dias. A fase larval apresenta 5 instares caracterizadas por meio do tamanho das cápsulas cefálicas sendo no 1º instar de 0,8mm, 2º instar 1mm, 3º instar 1,5mm, 4º instar 2mm e 5º instar 3mm. O tamanho da lagarta variou de 4mm após a eclosão do ovo a 60mm no final da fase larval. A taxa de mortalidade foi baixa durante o manejo o que nos permitiu concluir que a espécie Methona themisto apresenta um desenvolvimento favorável às condições laboratoriais, permitindo assim viabilidade para manutenção em borboletário.
Palavras-chave: Fase do desenvolvimento
Lagarta
Morfologia larval
Viabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3379
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA BARONE VOLCE DA SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)475.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.