EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3372
Tipo: Artigo
Título: PRODUÇÃO DE COLÁGENO EM PÓ A PARTIR DA PELE E DO ESPINHAÇO DE TILÁPIA DO NILO
Autor(es): SANTOS, Fabrício Vieira dos
CORADINI, Melina Franco
ALTIMARI JUNIOR, Francisco Carlos
YAJIMA, Edson Minoro
PARISI, Giuliana
SOUZA, Maria Luiza Rodrigues de
Abstract: O objetivo do trabalho foi realizar a extração do colágeno em pó, através da técnica de extração em meio ácido, a partir da pele e do resíduo de CMS (espinhaço) de tilápia do Nilo e avaliá-los quanto ao seu rendimento, características físico- químicas e microbiológicas. Foram elaborados três tratamentos, tratamento 1: colágeno obtido a partir da pele, tratamento 2: colágeno obtido do resíduo de CMS sujo, composto pelos espinhaços e nadadeiras e tratamento 2: colágeno obtido do espinhaço do resíduo limpo, composto apenas pelos espinhos do peixe. O rendimento do colágeno em pó extraído a partir da pele da tilápia do Nilo foi superior em relação aos outros, chegando a 17,74%, entretanto,mesmo com um alto rendimento esse tratamento apresentou uma composição química desfavorável, com uma elevada quantidade de gordura, 22,07%. Quanto aos aspectos microbiológicos todos os tratamentos estavam dentro dos padrões e a atividade de água média de todos os colágenos em pó foi de 0,19. A capacidade de absorção de água dos colágenos elaborados utilizando o resíduo do CMS (espinhaço), sujo e limpo, foi de cerca de 10,5 vezes a sua massa. Conclui- se que a pele e o resíduo de CMS (espinhaço) de tilápia do Nilo podem ser utilizados na produção de colágeno em pó, sendo que a pele rende uma maior quantidade de produto final, entretanto com uma pior qualidade quando comparada aos outros resíduos.
Palavras-chave: Composição química
Extração ácida
Oreochromis niloticus
Rendimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3372
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABRÍCIO VIEIRA DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)215.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.