EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3367
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO SOBRE O EMPREGO DE PROTOCOLOS DE INDUÇÃO DE LACTAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DO LEITE E NO PERFIL BIOQUÍMICO DAS VACAS
Autor(es): KNUPP, Rafaela de Moraes
REIS, Camila Schubert
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
EMANUELLI, Isabele Picada
GONÇALVES, José Eduardo
OLIVEIRA, Mariana Luísa Chiezi de
Abstract: A bovinocultura leiteira no Brasil apresenta avanços diários com melhorias de seus rebanhos, aliados à genética, nutrição, manejo, sanidade e uso de técnicas que permitem aumentar a produção, como é o caso dos protocolos de indução de lactação, baseados no emprego de hormônios. Contudo, em função do emprego de uma ampla variedade de fármacos, seu uso pode alterar a composição do leite e promover alterações sanguíneas nos animais. Por isso, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do emprego de protocolos de indução de lactação sobre a composição do leite e sobre perfil bioquímico de vacas submetidas ao protocolo. Foram coletadas amostras de leite e de sangue de cinco vacas submetidas ao protocolo indução de lactação. Nas amostras de leite foram analisadas a porcentagem de gordura, proteína, lactose e a contagem de células somáticas e no sangue, analisaram- se os níveis das enzimas transaminase oxalacética e transaminase pirúvica, proteínas totais, creatinina, ureia e albumina. Verificou -se que o emprego do protocolo de indução de lactação aumentou a porcentagem de gordura no leite e, com relação ao perfil bioquímico, foi observado aumento nos níveis séricos de TGO, indicando prejuízo no funcionamento hepático. Também se constatou um aumento nos níveis de proteínas totais, contudo, ressalta- se que as mesmas já se apresentavam elevadas no início do protocolo. A indução de lactação é uma ferramenta importante para que o produtor reduza a taxa de descarte involuntário, contudo, mais pesquisas devem ser conduzidas a fim de garantir a segurança e a eficácia do emprego desta técnica.
Palavras-chave: Bovinocultura de leite
Produção de leite
Vacas de leite
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3367
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELA DE MORAES KNUPP.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)210.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.