EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3353
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DE ADSORVENTE MAGNÉTICO À BASE DE CARBONO PARA A REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO DA ÁGUA
Autor(es): DEMITI, Gabriela Maria Matos
FACHINA, Yasmin Jaqueline
GUERRA, Ana Carolina Sestito
ARAÚJO, Lennon Alonso de
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
BERGAMASCO, Rosângela
Abstract: A contaminação de corpos hídricos se tornou um problema recorrente nos últimos anos, devido ao progresso da industrialização. Os corantes são considerados contaminantes nocivos à biota aquática, uma vez que dificultam a incidência de luz solar, impossibilitando a realização da fotossíntese. O azul de metileno é um corante que causa malefícios ao meio ambiente e aos seres humanos.Dessa forma, métodos alternativos vêm sendo estudados visando sua remoção do meio aquoso. A adsorção utilizando materiais magnéticos à base de carbono vem sendo amplamente aplicada para a remoção de substâncias orgânicas da água. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo avaliar a remoção do corante azul de metileno do meio aquoso a partir da utilização do adsorvente magnético à base de feltro de fibra de carbono ativada e nanopartículas de óxido de ferro (Fe3O4). Experimentos de adsorção variando a massa de adsorvente e o pH da solução foram conduzidos a fim de otimizar as condições de processo e, para a avalição da morfologia do adsorvente, foi realizada a análise de microscopia eletrônica de varredura (MEV).Os experimentos de adsorção da solução de azul de metileno (30 mg L-1) mostraram melhor desempenho utilizando uma massa de 30 mg e pH 10. A partir das imagens obtidas pelo MEV foi possível comprovar a adesão das nanopartículas à superfície do feltro.
Palavras-chave: Tratamento de água
Azul de metileno
Carbono ativado
Adsorção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3353
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA MARIA MATOS DEMITI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)596.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.