EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3352
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CAFEÍNA DO MEIO AQUOSO POR ÓXIDO DE GRAFENO
Autor(es): GUERRA, Ana Carolina Sestito
ANDRADE, Murilo Barbosa de
SANTOS, Tássia Rhuna Tonial dos
ARAUJO, Lennon Alonso
BERGAMASCO, Rosângela
Abstract: A contaminação da água por fármacos têm sua ocorrência já registrada nos sedimentos, esgoto doméstico e águas superficiais e subterrâneas e constituem um sério problema em todo o mundo. A cafeína é um contaminante emergente ligado às atividades humanas e pode ser considerada representante de algumas classes de compostos farmacêuticos por ser utilizada na composição de diversos medicamentos.Este estudo explorou a capacidade de adsorção de cafeína (CAF) a partir de uma solução aquosa por na nolâminas de óxido de grafeno (GO). O material foi sintetizado pelo método de Hummers modificado e posteriormente caracterizado quanto à sua estrutura e morfologia de superfície para avaliar seu potencial para aplicação na adsorção da CAF. Os efeitos de parâmetros como do tempo de adsorção, pH da solução e massa de GO foram estudados e otimizados. Além disso, a cinética de adsorção foi investigada utilizando os modelos de pseudoprimeira ordem e pseudossegunda ordem. O estudo da influência do pH na capacidade de adsorção revelou melhores resultados trabalhando com soluções de pH ácido, enquanto que a avaliação do efeito da massa de GO na capacidade de adsorção evidenciou uma maior capacidade de adsorção utilizando massas menores de adsorvente. Os dados experimentais de equilíbrio foram bem ajustados ao modelo cinético de pseudoprimeira ordem.O GO apresentou bons resultados na adsorção da CAF e potencial para estudos posteriores de adsorção com fármacos.
Palavras-chave: Adsorvente de carbono
Fármaco
Remoção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3352
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINA SESTITO GUERRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)568.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.