EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3345
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPARAÇÃO ENTRE OS COAGULANTES POLICLORETO DE ALUMÍNIO (PAC) E TANFLOC SG NO TRATAMENTO DE EFLUENTE DE LAVANDERIA HOSPITALAR
Autor(es): ZOTESSO, Jaqueline Pirão
COSSICH, Eneida Sala
TAVARES, Célia Regina Granhen
Abstract: As lavanderias hospitalares costumam ser um dos setores dos estabelecimentos de saúde que mais geram efluente. Além disso, o efluente gerado por esse setor representa uma mistura complexa dos produtos químicos utilizados durante o processo de lavagem e da sujidade presente nas roupas. Dessa forma, o tratamento eficaz de efluentes de lavanderia hospitalar costuma exigir o emprego de tecnologias avançadas, ou mesmo uma combinação de tecnologias. O processo de coagulação/floculação tem sido empregado como pré- tratamento de efluentes de lavanderias hospitalares, principalmente quando se pretende o seu reuso. Nesse sentido, o presente estudo avaliou a aplicação dos coagulantes policloreto de alumínio (PAC) e Tanfloc SG no tratamento do efluente da lavanderia do Hospital Regional Universitário de Maringá. O processo foi realizado em diferentes valores de pH e dosagens de coagulante, sendo que os flocos formados foram separados por filtração. O coagulante PAC foi mais eficiente do que o coagulante Tanfloc SG na remoção de cor e turbidez, entretanto, a concentração de PAC utilizada foi praticamente o dobro da concentração de Tanfloc SG. Além disso, o coagulante PAC consumiu alcalinidade do meio, sendo necessária uma análise econômica para determinar qual seria a melhor opção para o tratamento do efluente gerado na lavanderia do HUM.
Palavras-chave: Coagulação
Filtração
Floculação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3345
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAQUELINE PIRÃO ZOTESSO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)269.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.