01 - CAMPUS MARINGÁ 2. MONOGRAFIAS CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E AGRÁRIAS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/334
Tipo: TCC
Título: Análise sistêmica na biorremediação de contaminantes sob a ótica do desenvolvimento sustentável, lacunas do estudo de impacto ambiental (eia) e sua relação com a universidade
Autor(es): SUZUKI, Marcos Hiroyuki
Primeiro Orientador: COSTA, André Ribeiro da
Abstract: Graduação em Agronomia na sua matriz curricular abrange uma gama muito ampla de atuação. Entretanto via de regra temos de nos especializar em determinada área do conhecimento. Contrariando o senso comum, a atual monografia descreve sob um olhar sistêmico e holístico, assim como preconiza a nossa formação universitária. Embora, uma realidade nefasta, onde muitos acadêmicos na monografia escolhem temática de commodities (soja, milho e trigo), repetindo o mesmo conteúdo do levantamento, diagnóstico e planejamento. Sem inovação, rotatividade repetitiva do mesmo assunto. Situação mais preocupante, onde grande parte dos agrônomos irão atuar no setor de venda de insumos, em especial os agrotóxicos. Atraídos pelos elevados salários, do ponto de vista financeiro é de fato muito atrativo. Contudo o Brasil é maior mercado de agrotóxico do mundo. Além disso, o manejo agrícola praticado pelos produtores rurais, geralmente não atende as normas de segurança ambiental. Onde o problema não são as tecnologias, dentre elas os agrotóxicos, na realidade são os profissionais que o comercializam, somado aos produtores rurais com o descaso, por vezes o desconhecimento dos riscos e impactos negativos com alto potencial de degradar diversos ecossistemas, destacando o aquático o mais sensível e aquele que geralmente apresenta sintomas de anomalia de modo instantâneo. Biorremediação de contaminantes é uma tecnologia recente com excelente apelo publicitário, embora relacionado aos metais pesados envolve muita complexidade com sua dinâmica solo/planta/água. Do ponto de vista do desenvolvimento sustentável não atende seus critérios de longo prazo, por se tratar de um método curativo. Por outro lado, em vista da nossa realidade em colapso com a natureza, e em situações emergenciais é cabível e necessário uma tecnologia verde para solucionar as degradações ambientais. O Brasil faz frente a vários países desenvolvidos no quesito legislação ambiental. Sob um olhar qualitativo, em especial nas lacunas do Estudo de Impactos Ambientais (EIA), onde mesmo com um estruturado sistema de gestão ambiental, ainda é possível que grandes empreendimentos continuem a degradar o meio ambiente. Por fim, a relacionando todos os assuntos às universidades sugerindo uma evolução na estrutura das monografias.
Palavras-chave: Gestão ambiental
Metais Pesados
Preservação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/334
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E AGRÁRIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS HIROYUKI SUZUKI.pdfpdf2.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.