EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3321
Tipo: Artigo
Título: DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA
Autor(es): THOMAZINI, Maria Clara
CARDIN, Valéria Silva Galdino
Abstract: Este projeto teve por objetivo analisar a responsabilidade estatal frente ao abandono afetivo do idoso, uma vez que a sociedade, inúmeras vezes, ainda ignora a importância social deste cidadão. As famílias possuem um grande papel nesse reconhecimento, porém, o Estado é o responsável por garantir que estes cidadãos tenham a sua dignidade humana respeitada. Para tanto, a presente pesquisa fundamentou- se no método teórico e realizou a revisão bibliográfica de livros, artigos científicos, legislação e doutrina aplicável ao caso. Ainda, com o fim de conhecer a fundo a realidade vivenciada pelos idosos e conhecer os danos causados pelo abandono afetivo, realizou- se uma entrevista com a psicóloga responsável pelo Lar dos Velhinhos, localizado no município de Maringá/PR. Como resultado, verificou- se que o Estado, assim como a família e a sociedade, são responsáveis por garantir a dignidade da pessoa humana, de forma que é fundamental que este crie políticas públicas que coíbam tal prática e que venham a amparar a pessoa idosa vítima de abandono familiar.
Palavras-chave: Abandono afetivo
Políticas públicas
Responsabilidade estatal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3321
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CLARA THOMAZINI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)263.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.