EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3317
Tipo: Artigo
Título: O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS POR INTERMÉDIO DE VÍDEOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Autor(es): BERNARDELLI, Fabrício Ricardo Tomaz
MELO, Felipe Pereira de
SCARABELLI, Bruna Hernandes
SCHRAIBER, Fernanda Crocetta
MARCHI, Luis Augusto Sautchuk
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Abstract: Neste período denominado ‘Era do Conhecimento’, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para o compartilhamento do conhecimento torna- se essencial para a ampliação do saber. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar como ocorre o compartilhamento do conhecimento por intermédio de vídeos,em uma turma de Pós-graduação stricto sensu de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do norte do Paraná. Para tal, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa aplicada se enquadra, quanto ao procedimento, como um estudo de caso. Como principal resultado, observa- se que, com base nas análises das interpretações pessoais dos integrantes do grupo de trabalho utilizado na pesquisa, o exercício da prática de compartilhamento da Gestão do Conhecimento,empregados na preparação e elaboração dos vídeos resumos,facilitaram no processo de aprendizagem. Verificou- se que o conhecimento assimilado por esta tecnologia transpassou o que estava apenas em textos, trazendo significativas contribuições,advindas das experiências e das discussões, facilitando a aprendizagem por meio da Gestão do Conhecimento e proporcionando a transformação do conhecimento tácito em explícito.
Palavras-chave: Aprendizagem
Compartilhamento do conhecimento
Gestão do conhecimento
Vídeos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3317
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABRICIO RICARDO TOMAZ BERNARDELLI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)352.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.