EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3312
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTUDO DE CASO: IMPLANTAÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM PROCESSOS TÊXTEIS PARA CONFECÇÃO DE ARTIGOS DENIM
Autor(es): BEM, Natani Aparecida do
YAMAGUCHI, Beatriz Ueda
ALBUQUERQUE, Ana Carolina Dias de
GROSSI, Rute Milani
REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
Abstract: A indústria têxtil é responsável por produzir um enorme volume de resíduos líquidos e sólidos,devido aos inúmeros processos que fazem parte do seu sistema produtivo, além da exploração de recursos naturais. Desta forma é indispensável o uso de ferramentas de gestão ambiental para implementar estratégias que minimizam os impactos ambientais e otimizam a utilização de recursos naturais.Neste contexto, a Produção Mais Limpa (PmaisL) é uma estratégia ambiental preventiva e integrada, aplicada de forma contínua nos processos produtivos, produtos e serviços, com o objetivo de redução de riscos à vida e ao ambiente. Por meio da PmaisL são realizados ajustes no processo produtivo que permitem a redução da geração de resíduos, utilizando pequenos reparos no modelo existente ou com a aquisição de novas tecnologias. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a gestão da água em uma indústria com atividade de produção no setor têxtil, atuando principalmente no processo de tecelagem , por meio da análise da implantação da ferramenta PmaisL. O estudo realizado aponta como ocorreu a implantação da PmaisL nesta indústria de transformação, criando parâmetros para a apresentação do funcionamento da PmaisL dentro dos setores da empresa, assim como é realizada a utilização da água nas etapas e processos.
Palavras-chave: Água
Indústria têxtil
Sustentabilidade
Resíduos sólidos e líquidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3312
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATANI APARECIDA DO BEM.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)364.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.