EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3303
Tipo: Artigo de Evento
Título: PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM
Autor(es): CANCIAN, Queli Ghilardi
MARQUES, Renan
MALACARNE, Vilmar
Abstract: A Educação Física escolar possui a importante missão de colaborar com o desenvolvimento cognitivo da criança, proporcionando atividades psicomotoras que estimulem o aparecimento e aperfeiçoamento das habilidades e das capacidades motoras que irão influenciam de forma positiva na capacidade de aprendizagem dos diversos conteúdo da própria Educação Física e das demais disciplinas. A psicomotricidade por sua vez, é um dos instrumentos utilizados pela educação física no desenvolvimento da criança em seus variados aspectos motores, cognitivos e sociais. Envolto nesta questão, o objetivo do presente estudo é fazer uma abordagem da psicomotricidade e do desenvolvimento motor voltado para a compreensão e a contribuição das capacidades cognitivas, enfatizando a importância das práticas das atividades motoras no desenvolvimento da criança. Para realização da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos estudos de Gallahue & Ozmun, e em artigos relacionados ao tema. Os resultados apontam que a Educação Física no contexto escolar tem um papel de amplo aspecto, além de promover a socialização e integração entre os alunos, colabora com o desenvolvimento cognitivo, promovendo melhora no desempenho da criança frente ao aprendizado de outros conteúdos.
Palavras-chave: Desenvolvimento cognitivo
Educação física escolar
Prática da educação motora
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3303
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUELI GHILARDI CANCIAN.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)173.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.