EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3294
Tipo: Artigo
Título: ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A PERMANÊNCIA DE DISCENTES : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Autor(es): GARCIA, Bianca
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Abstract: A permanência do aluno na escola, especialmente no Ensino Superior, está se tornando um desafio no cenário educacional do país. Alguns estudos sinalizam que a permanência dos alunos está diretamente relacionada ao seu sucesso na aprendizagem, no desempenho escolar e na estrutura física e psicológica oferecida pelas Instituições. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão sistemática de literatura sobre as estratégias utilizadas pelas IES a partir da Gestão do Conhecimento para aumentar o índice de permanência do discente. Para tal, do ponto de vista metodológico, quanto à natureza, é uma pesquisa básica. Quanto aos objetivos ela é exploratória. Por fim, quanto aos procedimentos, a pesquisa se classifica como uma pesquisa bibliográfica, realizada através de uma revisão sistemática de literatura . Os levantamentos preliminares realizados nesta revisão,demonstram que nos últimos 09 anos, não foram realizados muitos trabalhos sobre Permanência Escolar. Além disso, observou- se uma grande preocupação dos pesquisadores em apontar as possíveis causas e fórmulas para se calcular os índices de Evasão. Não foi encontrado nenhum trabalho que relacionava diretamente o uso da Gestão do Conhecimento para aumentar a Permanência do aluno universitário, contudo em todos os artigos há citação da utilização de tecnologias para identificar as variáveis de Evasão.
Palavras-chave: Permanência
Evasão escolar
Gestão do conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3294
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCA GARCIA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)354.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.