EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3286
Tipo: Artigo
Título: MICROSPOROGÊNESE EM HÍBRIDOS SEXUAIS DE Urochloa : ELIMINAÇÃO DE CROMOSSOMOS ATRAVÉS DE MICRONÚCLEOS E MICRÓCITOS
Autor(es): RAGALZI, Celina de Medeiros
SANTOS, A na Caroline Casalvara
SILVA, Joyce Lisboa da
SALES, Gabriel Luiz de Melo
VALLE, Cacilda Borges do
MENDES, Andréa Beatriz Diverio
Abstract: O comportamento meiótico de doze híbridos interespecíficos sexuais de Urochloa obtidos a partir do cruzamento entre U. decumbens x U. ruziziensise entre U. brizantha foram analisados por métodos citogenéticos convencionais. O número cromossômico determinado foi 2n=4x=36, confirmando assim a condição tetraplóide dos híbridos analisados. As anormalidades meióticas verificadas estão relacionadas à segregação irregular dos cromossomos, característica comum em híbridos poliplóides deste gênero. Dentre as principais anormalidades destacaram- se a migração precoce de cromossomos aos polos durante as metáfases I e II e a presença de cromossomos retardatários nas anáfases I e II. Estas anormalidades levaram a formação de micronúcleos nos micrósporos das tétrades. Em alguns híbridos, os micronúcleos foram eliminados em micrócitos que se formaram ao final da primeira ou segunda divisão meiótica. Também foi observada a formação de políades ao final da meiose II. Estas anormalidades acabaram resultando em micrósporos com quantidade desbalanceada de material genético e, consequentemente, na formação de grãos de pólen inviáveis. A inviabilidade polínica pode acarretar em baixa produção de sementes e limitar o sucesso da hibridação entre estes híbridos.
Palavras-chave: Brachiaria
Híbridos interespecíficos
Meiose
Melhoramento
Poliploidia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3286
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELINA DE MEDEIROS RAGALZI.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)529.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.