EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3266
Tipo: Artigo
Título: ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE ÁCIDOS GRAXOS EICOSAPENTAENÓICO E DOCOSAHEXAENÓICO ASSOCIADOS À FUNÇÃO COGNITIVA EM IDOSOS
Autor(es): SAAVEDRA, Lucas Paulo Jacinto
SILVA, Bárbara Fonseca e Almeida
MOREIRA, Veridiana Mota
CAVAZOTTO, Timothy Gustavo
CARVALHO, Isabelle Zanquetta
Abstract: O objetivo do presente estudo foi relacionar o estado nutricional, consumo adequado dos ácidos graxos ômega-3 eicosapentanóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA) à capacidade cognitiva de idosos. A avaliação do estado nutricional foi realizada por meio da Área Muscular do Braço Corrigida. A avaliação do consumo alimentar por meio da aplicação do Recordatório 24 horas em três dias alternados, incluindo um dia de final de semana. Após dois meses o Recordatório 24 horas foi aplicado novamente durante 3 dias alternados, sendo um dia do final de semana. O consumo alimentar de EPA e DHA de acordo com os inquéritos foram calculados pelo software Diet pro 5i. Para a avaliação da capacidade cognitiva fez-se uso do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). De acordo com o teste, os idosos foram classificados em dois grupos: não apresenta distúrbio cognitivo e apresenta distúrbio cognitivo. O estado nutricional e o consumo de EPA e DHA foram associados ao estado mental dos idosos.Os dados foram analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences –SPSS versão 20.0 para Windows. A estatística descritiva foi feita por meio de medida s de tendência central e dispersão (média e desvio padrão). Para realização da estatística inferencial, anormalidade dos dados foi testada a partir do Teste de Shapiro-Wilk e os pressupostos de força, assimetria e curtose foram correspondidos. Na sequência, foram aplicados Teste T para amostras independentes e ANOVA One Way, para verificar a diferença entre os grupos. Além disso, foi realizado o Qui Quadrado de Pearson, com intuito de avaliar a associação entre as variáveis de frequência.Foram avaliados ao fim do estudo 21 idosos, destes 71,4% pertencentes ao sexo feminino. Pode-se constatar que na população estudadada 58,8% dos indivíduos apresentavam estado nutricional inadequado. Verificou-se uma maior distribuição de inadequação do estado nutricional no grupo ADC (41,%) quando comparado ao grupo NADC (17,7%). Em relação ao consumo alimentar de EPA e DHA não foi possível estabelecer o consumo médio. Pode-se concluir ao fim da pesquisa que no grupo estudado havia uma alta prevalência de distúrbio cognitivo nos idosos e de um estado nutricional inadequado sobretudo no grupo masculino. O estado nutricional não está associado à capacidade cognitiva. Não foi possível correlacionar o consumo de EPA e DHA ao estado mental dos idosos uma vez que a dieta destes mostrou-se ausente nestes nutrientes, refletindo assim o baixo consumo destes ácidos graxos pela população.
Palavras-chave: Ingestão alimentar
Ácidos graxos ômega - 3
Cognição
Antropometria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3266
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucas_paulo_jacinto_saavedra_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)220.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.