EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3264
Tipo: Artigo
Título: EXPERIÊNCIA DO HOMEM EM RELAÇÃO AOS CUIDA D OS COM SUA SAÚDE: APRESENTANDO UM MODELO TEÓRICO
Autor(es): ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
BOCCHI, Silvia Cristina Mangini
Abstract: A saúde do homem é um tema que vem ainda de forma discreta, ocupando espaço nas pautas de discussões das políticas públicas, tendo como um dos pilares, o reconhecimento da invisibilidade desta população na atenção primária. A Política Nacional de Atenção a Saúde do Homem em seus princípios e diretrizes, reconhece que a população masculina procura o sistema de saúde por meio da atenção especializada, condição preocupante, pois na maioria das vezes a doença já se encontra instalada. Trata-se de pesquisa na abordagem qualitativa realizada na cidade de Londrina, Paraná, Brasil, e teve como objetivos compreender a experiência interacional homem-processo saúde-doença de usuários de serviços de urgência e emergência atendidos com crise hipertensiva e propor um modelo teórico representativo dessa experiência. Para compor a estratégia de análise e compilação dos dados, foi utilizado a Grounded Theory, tendo como atores da pesquisa vinte e um sujeitos, a coleta ocorreu no período de junho de 2011 a junho de 2012. Resultados: Da análise das experiências emergiram três subprocessos: concebendo o cuidado à saúde inerente ao feminino: uma fantasia do masculino; aprisionando-se ao papel de homem com superpoderes sobre sua saúde; vivenciando a materialidade da doença nas comorbidades. Do realinhamento dos componentes desses subprocessos surgiu a categoria central e modelo teórico, denominado“movendo-se entre o fortalecimento e a fragilização do poder como homem de saúde inabalável: o medo do diagnóstico médico imaginado como componente interveniente para a materialidade da doença.”. Analisando-o à luz do interacionismo Simbólico, verificou-se a necessidade de o indivíduo reconfigurar o seu self, dando a si mesmo a oportunidade de romper com a concepção de homem com superpoderes sobre a sua saúde para poder (re)alinhar-se a comportamentos saudáveis e abandonar o autocontrole de sua saúde sem auxílio de serviços de saúde. Conclusão: A pesquisa corrobora resultados de estudos anteriores, contudo o modelo teórico descoberto configura-se em grande contribuição se considerado protótipo tecnológico para profissionais da saúde ajudarem homens a refletirem e se auto-avaliarem, ao interagirem com ele durante práticas educativas.
Palavras-chave: Doença
Homens
saúde
Saúde do homem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3264
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosana_claudia_de_assuncao_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)318.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.