EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3252
Tipo: Artigo
Título: DETERGENTE COMO ADITIVO TENSOATIVO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Autor(es): DEMORI, Amanda Gomes
SILVA, Judson Ricardo Ribeiro da
Abstract: Este trabalho tem como objetivo, experimentar e comprovar a ação do detergente no concreto na intenção de obter resultados que irão dizer sobre a probabilidade de o detergente agir como um tensoativo. Para tanto, serão necessárias pesquisas que apontem as possíveis reações químicas que acontecerão ao serem usados aditivo comum e o detergente, em amostras distintas e, assim estabelecermos comparações que indicarão resultados sobre a fluidez e resistência do produto final e, ainda, se o consumo de concreto será menor, igual ou maior com o uso do detergente do que quando utilizado um tensoativo habitual. A partir de referências bibliográficas e conceitos utilizados, iniciaremos a pesquisa a partir de uma sequência de ações que estabelecerão comparações entre concreto sem aditivo, com aditivo tensoativo e com detergente. Essas comparações serão feitas por meio da produção de corpos de prova onde se analisará a fluidez (fator água/cimento), a resistência e principalmente o consumo de cimento. Através da quebra desses corpos de prova, serão obtidos os valores das propriedades ditas acima. Esses resultados designarão entes matemáticos organizados por meio de tabelas que apresentarão itens avaliados e as dosagens utilizadas. Por fim, o que se espera dessa pesquisa científica é que sejam atingidos os objetivos, que propõem a possível eficácia do detergente adicionado ao concreto no lugar de aditivos tensoativos usados comumente.
Palavras-chave: Aditivo tensoativo
Concreto
Detergente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3252
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amanda_gomes_demori.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)284.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.