EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3247
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES LIPÍDICOS E ANTIOXIDANTES DO ÓL EO DE CANOLA EXTRAÍDO À FRIO SOB DIFENTES CONDIÇÕES
Autor(es): SANTOS, Vanessa Jorge dos
BIONDO, Polyana Batoqui França
MATSUSHITA, Makoto
VISENTAINER, Jesuí Vergílio
Abstract: A semente de canola é uma das oleaginosas mais produzidas no Brasil , ocupando terceiro lugar, atrás de palma e soja em produção de óleo vegetal. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi averiguar um método de extração a frio sob diferentes condições de prensagem mecânica para obter um óleo de canola mais rico em ácidos graxos, compostos bioativos e que seja menos passível em sofrer processo oxidativo. Para atender a finalidade do trabalho, extraiu-se os lipídios totais da semente de canola pelo método Bligh e Dyer e por extração à frio utilizando a prensa mecânica PEM-30 toneladas. Otimizou-se a prensagem da semente, satisfazendo o planejamento fatorial 2² = 4 experimentos com 1 ponto central, variando o tempo (4-6 horas) e a pressão (8-12 toneladas). Determinou o perfil de ácidos graxos por cromatografia em fase gasosa, compostos fenólicos e capacidade antioxidante pelas técnicas: DPPH, FRAP e ABTS e o índice de oxidação lipídica (TBARS) de cada óleo extraído.O óleo extraído por meio de solvente apresentou maior teor de ácidos graxos poli-insaturados e de compostos antioxidantes, no entanto foi o óleo que sofreu maior efeito de degradação, contudo o óleo adquirido por prensagem de 12 toneladas por 4 horas obteve melhores respostas de rendimento, de ácidos graxos monoinsaturados e saturados e compostos antioxidantes ao confrontar com os outros ensaios. Além disso,o óleo extraído a frio apresentou menor degradação, gerando produto mais estável e nutritivo sendo ótima alternativa para consumo.
Palavras-chave: Ácidos graxos
Atividade antioxidante
Extração a frio
Oxidação lipídica
planejamento fatorial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3247
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessa_jorge_dos_santos_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)292.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.