EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3245
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DE UMA DIETA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.) SOBRE A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CABEÇAS DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS ) .
Autor(es): SILVA, Michele Cristina da
OLIVEIRA, Marina
BIONDO, Polyana Batoqui
MALDANER, Liane
VISENTAINER, Jesuí Vergílio
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inclusão de óleo de Sacha inchi (OSI), sobre a incorporação de ácidos graxos na cabeça de tilápias do Nilo, substituindo o óleo de soja (OS), por um período de 30 dias.O OSI foi escolhido, devido ao alto teor do ácido graxo essencial alfa-linolênico (LNA, 18:3n-3).Um total de 36 tilápias foram divididas em três tanques e em cada tanque foi desenvolvido um tratamento diferente:Tratamento I (controle, 4,2% de OS), e dois tratamentos suplementados com adição de diferentes níveis de OSI: Tratamento II (2,1% de OSI) e Tratamento III (4,2% de OSI). As cabeças das tilapias foram trituradas, para então passarem pelo processo de extração de óleo e metilação. Um aumento significativo de ácidos graxos ômega-3 (n-3),principalmente o LNA, foram observados nas cabeças dos tratamentos II e III, em que a fonte de lipídica é o OSI. As concentrações de LNA encontrados nas cabeças tratamentos II e III foram, respectivamente, 2,25 e 3,40 vezes maior do que a encontrada no tratamento I, em 30 dias de suplementação, enquanto a razão n-6/n-3 diminuiu significativamente nas cabeças das tilápias alimentadas com OSI, quando comparadas com aquelas alimentadas com OS. Assim, a inclusão de OSI mostrou-se foi eficaz em aumentar o valor nutricional das cabeças de tilápias, resultando em mudanças significativas na composição de ácidos graxos, quando utilizado níveis mais elevados de óleo e no tempo de 30 dias de suplementação.
Palavras-chave: LNA
Ômega - 3
Razão n - 6/n - 3
Sacha inchi
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3245
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
michele_cristina_da_silva_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)286.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.