EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3244
Tipo: Artigo
Título: AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA - 3 NO FÍGADO DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS) ALIMENTADAS COM DIETA SUPLEMENTADA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.)
Autor(es): SILVA, Michele Cristina da
OLIVEIRA, Marina de
MALDANER, Liane
VISENTAINER, Jesuí Vergílio
Abstract: O presente estudo examinou os efeitos do óleo de Sacha Inchi (OSI), fonte de ácido alfa-linolênico (LNA), na composição de ácido graxos da família ômega-3 (n-3), tais como, LNA, docosahexaenóico (DHA) e eicosapentaenóico (EPA), no fígado de tilápias do Nilo, por um período de 30 dias. Um total de 36 tilápias foram divididas em três tanques e em cada tanque foi desenvolvido um tratamento diferente: Tratamento I (controle, 4,2% de óleo de soja (OS)), e dois tratamentos suplementados com adição de diferentes níveis de OSI: Tratamento II (2,1% de OSI) e Tratamento III ( 4,2% de OSI). O fígado das tilapias foram triturados, para então passarem pelo processo de extração de óleo e metilação. Ao comparar valores dos fígados que receberam a ração TI com aqueles que receberam a ração TII e TIII, a concentração de LNA aumentou 2,51 e 3,62 vezes, respectivamente. Houve também um aumento expressivo de DHA e EPA, principalmente no Tratamento III, chegando a 2,21 e 3,10 vezes maiores, respectivamente, quando comparados ao TI. Dessa forma, os resultados mostraram que a suplementação da ração com OSI foi satisfatória sob o ponto de vista nutricional e neste sentido os fígados das tilápias poderão ser utilizados utilizados como produtos para consumo humano.
Palavras-chave: DHA
EPA
LNA
Ômega - 3
Sacha inchi
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3244
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
michele_cristina_da_silva_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)282.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.