EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3241
Tipo: Artigo
Título: ENXAGUANTES BUCAIS À BASE DE EXTRATO DE PRÓPOLIS PARA AÇÃO ANTI - CÁRIE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E ANÁLISE QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DESTES PRODUTOS
Autor(es): FÁVARO, Larissa dos Santos
MANZANO, Mariana Inocencio
GONÇALVES, José Eduardo
Abstract: A própolis produzida por abelhas da espécie Apis melífera é constituída por diferentes compostos,como flavonoides e fenóis, responsáveis por diversas propriedades biológicas, sendo elas antimicrobiana,anti-inflamatória, imunomodulatória, entre outras. A boca apresenta, em seu interior, diversas bactérias que compõem o biofilme bacteriano, onde algumas dessas bactérias são responsáveis pela ocorrência de doenças orais, como carie e periodontites. A placa dental é formada devido deposição de um biofilme derivado do depósito de glicoproteínas salivares sobre a superfície dos dentes, sua remoção é essencial para manutenção da saúde bucal, que pode ser feita utilizando agentes mecânicos, além de enxaguantes bucais que são adjuvantes às técnicas de higienização bucal. Os enxaguantes bucais à base de produtos químicos apesar de eficazes alteram a microbiota oral e apresenta efeitos colaterais indesejáveis, estimulando, assim, a procura por medicamentos alternativos à base de produtos naturais, como a própolis, que quando incorporada em produtos de higiene oral pode atuar reduzindo os níveis de S. mutans e acumulo de biofilme. Desta forma, a partir da análise da composição de extratos etanólicos de própolis por HPLC serão desenvolvidos enxaguantes bucais, os quais também conterão fluoreto de sódio, que tem se mostrado eficaz no processo de remineralização de lesões de cárie incipiente, sendo que estes enxaguantes podem ser empregados em escolares, no intuito de verificar a possibilidade da utilização destes no processo de desmineralização-remineralização do esmalte dentário, além de auxiliar na prevenção de doenças como cárie e periodontites.
Palavras-chave: Análise por HPLC
Enxaguante bucal
Própolis
Extrato de própolis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3241
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
larissa_dos_santos_favaro_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)194.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.