EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3232
Tipo: Artigo
Título: PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AVÓS E NETOS
Autor(es): CASTRO, Vivian Carla de
ARCAIN, Evelin Matilde
DERHUN, Flávia Maria
CARREIRA, Lígia
HIGARASHI, Ieda Harumi
Abstract: O objetivo deste estudo será apreender a concepção de netos adolescentes de idosos que frequentam a Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Estadual de Maringá (UNATI/UEM) sobre o relacionamento intergeracional. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de corte transversal e cunho qualitativo, a ser realizada com uma amostra intencional selecionada a partir do universo de alunos UNATI/UEM. A abordagem inicial será realizada aos idosos que possuam netos adolescentes, na UNATI e posteriormente, serão agendadas visitas domiciliares para aproximação com os adolescentes. Serão adotados como critérios de inclusão: ter entre 10 e 19 anos, ser neto de idoso que frequenta a UnATI/UEM, morar em Maringá-PR, sendo esta a mesma cidade do avô(ó). A coleta de dados ocorrerá em setembro de 2015. Será empregado um instrumento para caracterização sócio demográfica dos sujeitos, elaborado pelas pesquisadoras, além de um roteiro semi-estruturado para entrevista sobre o relacionamento intergeracional. As entrevistas serão gravadas e transcritas na íntegra , em seguida, serão submetidas à análise de conteúdo . Espera-se, com os resultados obtidos, refletir sobre como se dá a dinâmica intergeracional no contexto familiar dos adolescentes em questão, apontando subsídios que fomentem estudos complementares, a fim de sensibilizar a sociedade, de modo geral, a compartilhar de mais espaços educativos para o planejamento e execução de intervenções que permitam trocas de experiências e saberes entre diferentes gerações.
Palavras-chave: Adolescente
Família
Relação entre gerações
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3232
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vivian_carla_de_castro_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)261.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.