EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3231
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADES DE LAZER PARA IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E IDOSOS DA COMUNIDADE
Autor(es): CASTRO, Vivian Carla de
DERHUN, Flávia Maria
FERRARI, Roberta Fernanda Rogonni
CARREIRA, Lígia
Abstract: O objetivo do estudo foi comparar o perfil sociodemográfico e as atividades de lazer realizadas por idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência para Idosos do município de Maringá-PR e idosos da comunidade do município de Maria Helena-PR.Trata-se de uma pesquisa feita com dados originários de duas dissertações de mestrado , ambas do tipo transversal, com abordagem quantitativa. A coleta dos dados foi realizada entre janeiro e março de 2013 com 97 idosos institucionalizados e entre dezembro de 2013 e março de 2014 com 387 idosos da comunidade, totalizando 484 participantes . Foi utilizado como instrumento um questionário sócio demográfico e de lazer. As informações sobre as atividades de lazer foram organizadas conforme as categorias:físicas, manuais, artísticas, intelectuais, associativas e turísticas. Os critérios de inclusão comuns para os participantes foram: possuir idade igual ou superior a 60 anos e apresentar capacidade de compreensão para responder às questões do estudo assegurado pela aplicação do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) ajustado à escolaridade. Além destes, os idosos institucionalizados deveriam residir, no mínimo, há seis meses na ILPI; e os idosos da comunidade deveriam estar cadastrados no Sistema de Informação da Atenção Básica por meio da Ficha A e residir na área urbana do município. Os dados foram apresentados em forma de tabela e analisados descritivamente, por meio de frequências absolutas e relativas.Entre os idosos da comunidade, 100% realizam alguma atividade de lazer, enquanto entre os institucionalizados, 69% relataram praticar o lazer. As atividades intelectuais e associativas foram as mais relatadas pelos idosos de ambos os grupos. Estes resultados podem despertar novas possibilidades de intervenção no âmbito da promoção da saúde, intermediada pelo direcionamento adequado do lazer pelos profissionais de saúde, com o intuito de atender as reais necessidades dos idosos.
Palavras-chave: Atividades de lazer
Idoso
Enfermagem geriátrica
Instituição de longa permanência para idosos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3231
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vivian_carla_de_castro_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)289.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.