EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3230
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE USUÁRIOS: RELEVÂNCIA PARA O ENTENDIMENTO DA ORIGEM DO VÍCIO PELO ÁLCOOL
Autor(es): PACHECO, Victor Augusto
MAXIMIANO, Amanda Platkitka
SANCHES, Patrícia Bossolani Charlo
GONÇALVES, José Eduardo
BERNUCI, Marcelo Picini
Abstract: A ingesta de álcool aumentou nos mais variados aspectos, quantitativo e qualitativamente, a população está tendo precocemente o primeiro contato com a bebida, estabelecendo assim a regularidade do consumo e ocasionando o vício. Com o intuito de compreender os motivos do inicio do vício algumas teorias foram criadascomo a psicológica, a sociocultural e a biológica, sendo o alcoolismo assim um problema de saúde pública que influencia diversos âmbitos da sociedade, desde econômicos a sociais, e compreender a sua origem é fundamental para o desenvolvimento de ações voltadas para seu controle. Este trabalho tem como objetivo: Caracterizar o perfil do usuário do Centro de Atenção Psicossocial(CAPS)e Alcoólicos Anônimos(AA), identificando os principais motivos que podem estar relacionados com o inicio do vício.Para tanto será aplicado um questionário semi-estruturado, contendo questões para compreender os fatores sociais, econômicos e psicológicos que levaram o indivíduo ao alcoolismo, os dados serão analisados estatisticamente. O s questionários serão respondidos por frequentadores dos CAPS e AAs. Espera-se com essa pesquisa delinear o perfil dos usuários e assim agrupa-los de acordo com os principais motivos que os influenciaram a iniciar o consumo pelo álcool. Essa categorização auxiliará na execução do próximo passo da pesquisa que será avaliar a relação entre a ingesta de álcool pela mãe do alcoólatra durante o processo de lactação. Portanto a seleção das entrevistas das mães dependerá dos resultados obtidos no presente estudo.
Palavras-chave: Alcoolismo
Lactação
Leite materno
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3230
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
victor_augusto_pacheco.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)276.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.