EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3226
Tipo: Artigo
Título: DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
Autor(es): PERINI, Thaísa Paula
COUTINHO, Leonardo
FRANCISCO, Giovana Aparecida de Souza Scolari
BORGHI, Ana Carla
CARREIRA, Lígia
RISSARDO, Leidyani Karina
Abstract: Objetivou-se identificar os fatores que influenciam na qualidade do processo de trabalho de médicos e enfermeiros em uma Unidade de Pronto Atendimento. Trata-se de um estudo descrito de abordagem qualitativa que foi realizado na Unidade de pronto atendimento (UPA) 24hs Zona Norte, localizada no Município de Maringá, Paraná, Brasil. Fizeram parte do estudo os profissionais Enfermeiros e Médicos que trabalham na UPA Zona Norte indiferente do horário e que tivessem sua contratação pela unidade posterior há seis meses. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2015, por meio de entrevista semiestruturada. Os depoimentos foram gravados e analisados a luz do referencial metodológico de Bardin. Os resultados revelaram que os percalços relatados pelos profissionais na qualidade do atendimento na unidade de pronto atendimento envolveram situações gerais da dinâmica do serviço e sua hierarquia, bem como o próprio nível de entendimento do usuário sobre o serviço de saúde, proporcionando o alto fluxo de atendimento e limitando a qualidade da assistência. Sugere-se um olhar diferenciado para essas unidades de pronto atendimento, além demais estudos que abarquem esta temática.
Palavras-chave: Assistência em urgência
Atendimento médico
Mecanização do atendimento
Serviços de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3226
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thaisa_paula_perini_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)279.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.