EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3216
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS GERADOS EM RESTAURANTE COMERCIAL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO NA CIDADE DE MARINGÁ - PR
Autor(es): SCHÜROF, Hana Paula
EMANUELLI, Isabele Picada
TURCHETTO, Queila
BARROS JUNIOR, Carlos de
Abstract: O mundo contemporâneo apresenta-se em constantes mudanças no comportamento das pessoas, principalmente em relação à alimentação. Atualmente é comum as pessoas realizarem suas refeições semanais fora de casa, tornando o comércio de serviços de alimentação mais aquecido. A industrialização do alimento envolve uma cadeia de consumo excessivo de matéria prima e recursos naturais, quando comparada as refeições domiciliares. Isso sinaliza para um grande desperdício, ou seja, processos de produção pouco sustentáveis. Esta pesquisa tem como objetivo identificar os resíduos gerados em restaurante comercial de uma instituição privada de ensino de Maringá-PR, visando fazer um diagnóstico para futura destinação. A metodologia a ser aplicada neste estudo terá características qualitativas e quantitativas, utilizaremos como base de análise a metodologia proposta pelo CNTL (2003), que facilita o entendimento de todas as etapas da produção mais limpa. Espera-se com a pesquisa identificar os resíduos e propor alternativas de utilização, fazendo com que diminua os impactos ambientas gerados pelo setor.
Palavras-chave: Alimentação
Gestão de resíduos
Produção limpa
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3216
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hana_Paula_Schuroff.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)285.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.