EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3197
Tipo: Artigo
Título: O FRACIONAMENTO DE MEDICAMENTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESCARTE E USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA REDE PÚBLICA
Autor(es): CONCEIÇÃO, Priscilla Silva da
MELLA JUNIOR, Sidney Edson
Abstract: O fracionamento de medicamentos é uma das formas de se atingir o uso racional de medicamentos, pois permite a dispensação do número exato de unidades do medicamento para o tratamento do usuário, evitando a utilização inapropriada e as consequências negativas do tratamento farmacológico. Entretanto, a maioria das especialidades farmacêuticas não possuem embalagens adaptadas ao fracionamento, dificultando este processo e comprometendo a qualidade da farmacoterapia. Desta forma, o presente trabalho busca avaliar a diferença entre as quantidades de unidades de medicamentos prescritas contra as quantidades de unidades de medicamentos dispensadas, diferença causada pelo impacto do não fracionamento de medicamentos e das legislações que regulam a prática da dispensação. Para isso, será feita uma pesquisa documental e descritiva, analisando prescrições médicas de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Maringá, no período de um mês (maio/2015). Os dados serão dispostos em formulário específico com avaliação da posologia do medicamento e quantidades dispensadas, caracterizando a divergência entre a quantidade necessária do medicamento para a terapia e a quantidade efetivamente entregue ao usuário. Espera-se nos resultados uma correlação que permita ações especificas para a melhora do processo de assistência farmacêutica e promoção do uso racional de medicamento, melhorando a farmacoterapia do usuário, com impacto positivo na qualidade de vida.
Palavras-chave: Descarte de resíduos
Fracionamento
Impacto ambiental
Uso racional de medicamentos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3197
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
priscilla_silva_da_conceicao_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)281.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.