EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3191
Tipo: Artigo
Título: CONSUMO DE ÁLCOOL DURANTE A LACTAÇÃO: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DO ADULTO IDENTIFICADO COMO ALCOÓLATRA
Autor(es): SANCHES, Patrícia Bossolani Charlo
PACHECO, Victor Augusto
MAXIMIANO, Amanda Platkitka
GONÇALVES, José Eduardo
BERNUCI, Marcelo Picini
Abstract: O álcool é a droga mais consumida em todo o mundo, e atualmente este consumo tem aumentado significativamente no sexo feminino. Este fato emerge uma questão preocupante, que vai além dos malefícios do consumo de álcool à saúde da mulher, mas sim à saúde do feto ou do recém nascido ocasionado pela ingesta de álcool durante a gravidez ou aleitamento. Como durante o processo de amamentação a lactante transfere para o lactente grande parte dos componentes alcoólicos por ela ingerido, é provável que estes possam atuar de forma direta no desenvolvimento subsequente da criança. Evidências de que a ingesta de álcool durante a infância tardia possa promover aumento da incidência do vício por álcool na fase adulta sugere uma possível influência do contato precoce com o álcool na origem do alcoolismo. Como o primeiro contato da criança com o álcool pode ocorrer durante o aleitamento, naquelas ocasiões em que as lactantes não abandonam o consumo de álcool, é possível que este evento esteja associado com o desenvolvimento do vício no adulto. Desta forma, objetiva-se neste estudo avaliar os hábitos realizados por mães de alcóolatras durante o aleitamento de seus filhos e relacionar os mais relevantes para o estudo da origem do alcoolismo.Para tanto trata-se de uma pesquisa descritiva e analítica de aspecto transversal, base populacional e natureza quantitativa.Será dividida em duas etapas em que primeiramente será utilizado um questionário estruturado e validado para a coleta de dados nos CAPS e AA de Maringá e após o agrupamento dos dados será iniciada a segunda etapa da pesquisa em que uma nova entrevista também com questionário estruturado nas residências das mães dos usuários, após os dados serão organizados em planilhas para serem avaliados estatisticamente de acordo o teste quiquadrado com nível de significância de 5%, com o intuito de verificar se há ou não correlação entre os dados. Assim espera-se com essa pesquisa obter êxito na correlação do binômio mãe e filho, durante todo o processo de amamentação, se este estiver incluso o uso abusivo de álcool pela mãe.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Dependência alcoólica
Lactação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3191
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_bossolani_charlo_sanches_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)269.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.