EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3186
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA EM PACIENTES DIABÉTICOS POR SCORE DE CÁLCIO E ANGIOTOMOGRAFIA DAS ARTÉRIAS CORONÁRIAS
Autor(es): MESSIAS, Nathalia Cristine Santos
LORENCETE, Taisa Valques
MARTINS, Heber Amilcar
Abstract: A presente pesquisa objetivou investigar a incidência de pacientes diabéticos que apresentam DAC e com isso tornar claro o quão importante é a angiotomografia de artérias coronárias e do escore de cálcio no estudo da DAC e prevenção de isquêmia e infartos. Visando que os métodos são procedimentos não invasivos e excelentes ferramentas na prevenção da aterosclerose, doença relacionada as cardiopatias isquêmica,o estudo foi realizado em um centro de diagnóstico por imagem de Maringá/PR mediante o termo de aceite do local para coleta de dados, como critérios de inclusão foram selecionados pacientes com DM submetidos a angiotomografia de artérias coronárias e ao escore de cálcio, e laudos que apresentaram todas as informações e variáveis necessárias para o estudo. Os dados obtidos foram organizados em Planilha do Microsoft Excel 2010 e analisados posteriormente no Software Estatística 8.0, pelo emprego de análise descritiva juntamente com o Teste Qui- Quadrado para verificação de possíveis associações entre variáveis qualitativas em estudo. O nível de significância estatística utilizado foi o de 5. Frente a estas considerações espera-se que os dados demonstrem a importância do emprego de técnicas mais sensíveis e seguras na prevenção da DAC obstrutiva.
Palavras-chave: Doença arterial coronariana em diabéticos
Score de cálcio coronariano
angiotomografia das artérias coronárias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3186
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nathalia_cristine_santos_messias.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)280.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.