EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3180
Tipo: Artigo
Título: AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)
Autor(es): PRZYBYSZ, Débora Cristina
FELICIO JUNIOR, Alfeu Lindolfo
VIEIRA, Luciana Fracalossi
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo descrever os resultados de indivíduo bilíngue em teste de inventário fonético, teste de nomeação rápida e teste de memória de trabalho fonológico, todos aplicados em português, isto é, segunda língua do paciente avaliado. Métodos: foi realizada avaliação audiológica por meio de audiometria e avaliação fonoaudiológica por meio da aplicação do Teste de avaliação de inventário fonético - ABFW, Teste de Nomeação Rápida - RAN e Teste de Memória de Trabalho Fonológico – MTF. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade Ingá, mediante protocolo nº 1.030.333. Resultados: observando os resultados apresentados nos testes aplicados, percebe-se que o paciente apresenta bom desenvolvimento nas habilidades comunicativas avaliadas em sua segunda língua, evidenciando que, nesse caso, o paciente não apresenta déficit nas habilidades avaliadas em decorrência do bilinguismo. Conclusão: a pesquisa revelou que a fonoaudiologia trouxe avanço no desenvolvimento de linguagem do paciente, de forma que na época em que a fonoterapia foi realizada o paciente estava adquirindo a língua materna (inglês) e que atualmente o paciente adquiriu uma segunda língua (português). Por meio desse trabalho, foi possível observar que o paciente apresenta bom desenvolvimento de habilidades comunicativas no português, evidenciando que, no estudo de caso realizado, o bilinguismo não trouxe prejuízos nesses aspectos ao paciente.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Bilinguismo
Linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3180
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
debora_cristina_przybysz_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)299.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.