EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3179
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE MULHERES IDOSAS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR COM NECESSIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS
Autor(es): AMÂNCIO, Milton Tomiura
NEVES, Eduardo Delamura
SILVA, Ivanil Correia Da
BERNUCI, Marcelo Picinin
Abstract: O processo de envelhecimento se caracteriza por ter um seguimento de início impreciso, progressivo e inevitável, o qual é caracterizado pela presença de alterações morfológicas e estruturais que refletem na qualidade de vida do indivíduo. Em vista da transição epidemiológica, o aumento da longevidade da população implicou diretamente em uma necessidade crescente de acompanhamento da saúde desses indivíduos, para assim garantir uma boa qualidade de vida durante o processo de senescência. O perfil da população idosa brasileira é marcado pela alta prevalência de mulheres, já que estas apresentam maior expectativa de vida do que os homens, entretanto também vem acompanhado de maior dependência, o que acarreta a necessidade de medidas que visam garantir uma melhor condição de vida, encarando tais mulheres como possíveis favorecidas por cuidados paliativos. Dessa forma, se faz necessário conhecer as necessidades dessas mulheres, assim como quais são as alterações prevalentes que ocorreram na vida dessas pacientes no decorrer do envelhecimento e quais modificações precisam ser efetuadas em suas casas e no seu tratamento para melhora da qualidade de vida. Tais conhecimentos permitirão as Unidades Básicas de Saúde proporcionarem uma melhor assistência com os devidos cuidados paliativos a essas pacientes. Sendo assim, por meio de coleta de dados domiciliar, o presente projeto de pesquisa visa identificar o perfil da população idosa feminina no município de Maringá,assim como as principais deficiências funcionais que acometem essas mulheres e caracterizar o atendimento dos cuidados paliativos oferecidos a esta parcela da população e formação de ideias para sua melhoria.
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Envelhecimento
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3179
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
milton_tomiura_amancio_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)268.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.