EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3176
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA POSTURA DE IDOSOS COM LOMBALGIA
Autor(es): ANTUNES, Mateus Dias
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Abstract: Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa está em um grande acréscimo, com isso, a lombalgia é de maior prevalência nesta população acarretando elevados gastos nos serviços de saúde. A postura corporal é um dos problemas mais frequentes que leva o idosos a perda de equilibro, dificuldade de realização das atividades de vida de área e alterações na marcha. O presente estudo objetivou analisar a postura ortostática e sentada de idosos com lombalgia. O “Teste de New York” foi utilizado para avaliar a postura ortostática dos idosos, através de 13 itens avaliados com uma nota de 1,3 ou 5 pontos, a nota global igual ou superior a 39 corresponde a desníveis posturais. Na postura sentada utilizou o protocolo de Rocha e Souza que contém 4 critérios estabelecidos, com uma pontuação que varia de 0 a 4 pontos. A amostra foi composta de 33 idosos de ambos os sexos,prevalecendo o feminino com 85% da amostra, com média de idade de 68,2 anos. A média de pontos na postura ortostática corresponde a 34,0 ± 9,81 pontos identificando desníveis posturais nos idosos. Notou-se que na postura sentada nenhum dos idosos apresentou o critério de manutenção das curvaturas fisiológicas da coluna. Os resultados indicam que os idosos apresentam alterações posturais que podem ser decorrentes do processo do envelhecimento podendo estar associados com a lombalgia.
Palavras-chave: Coluna vertebral
Dor lombar
Envelhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3176
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mateus_dias_antunes_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)266.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.