EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3174
Tipo: Artigo
Título: PERFIL DOS USUÁRIOS DO AMBULATÓRIO DE INFECTOLOGIA DA UNICESUMAR – MARINGÁ
Autor(es): FAVERO, Marina Luiza Dalla Costa
PAULA, Dálquia Ferrarini de
BONAFE, Simone Martins
Abstract: As doenças transmissíveis representam uma carga importante no padrão epidemiológico brasileiro. A ocorrência em grupos populacionais mais vulneráveis, a capacidade rápida de disseminação de algumas afecções e o surgimento de emergências em saúde pública cada vez mais frequentes, tem mantido esse grupo de patologias em eminente prioridade. O propósito desta pesquisa foi traçar o perfil epidemiológico da população assistida no ambulatório de infectologia do UNICESUMAR na cidade de Maringá, Paraná, bem como as doenças infectocontagiosas mais prevalentes. O estudo seccional retrospectivo foi realizado por meio de levantamento de dados secundários dos prontuários de todos os pacientes atendidos no período de março de 2014 a março de 2015. Os dados foram referenciados em formulário estruturado, analisados quanto a sua consistência, codificados e transcritos em banco de dados excel. Foram cadastrados 120 prontuários no período do estudo, destes 57,5% dos pacientes eram do sexo masculino, enquanto as mulheres representaram 42,5%; em relação a faixa etária, observou-se que os adultos representaram 70% dos atendimentos. Os resultados mostraram que os encaminhamentos incorretos (34%) retratam equívocos no sistema de referência, no qual devem ser programadas orientações aos profissionais da atenção básica e gerência municipal. E ainda, pôde-se observar lacunas no preenchimento dos prontuários, que podem dificultar o seguimento dos atendimentos e limitaram a coleta de dados da presente pesquisa. Nesse sentido, o estudo demonstra a necessidade de melhor preparação dos estagiários, a qual pode contribuir para melhor resolutividade e seguimento dos usuários. A partir de estratégias educativas continuadas acredita-se poder alcançar uma menor taxa de encaminhamentos errôneos assim como melhor acompanhamento desses pacientes pelos discentes.
Palavras-chave: Doenças transmissíveis
Necessidades e demandas de serviços de saúde
Infectologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3174
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marina_luiza_dalla_costa_favero_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)280.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.