EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3171
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE NA DEMANDA DE EXAMES EM LABORATÓRIOS CLÍNICOS
Autor(es): kARPINSKI, Cristhian
LOPES, Tiago Negrão
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: Todo serviço de saúde oferecido à determinada população preza pela qualidade, pela efetividade, pelo bom emprego de recursos financeiros e resultados satisfatórios aos pacientes. Na identificação e ideal conduta das enfermidades atendidas, o profissional médico lança mão principalmente do seu conhecimento clínico e da solicitação de exames complementares no auxílio diagnóstico, para os quais tem custos e se utilizados de forma não racional poderão onerar o serviço. A pesquisa teve o objetivo de avaliar a efetividade na demanda de exames laboratoriais amplamente solicitados como: glicemia, creatinina, colesterol total, triglicerídeos e colesterol fração HDL, por meio do levantamento da porcentagem de resultados alterados e normais dos exames. A presente pesquisa busca questionar a racionalização do uso dessa tecnologia em saúde no processo de diagnóstico médico no auxílio do exercício da clínica. As informações foram obtidas no banco de dados do laboratório municipal de Maringá-PR, coletando-se o montante de 6.552 exames realizados nos meses de agosto, setembro e outubro de 2014, provenientes de requisições médicas de duas, das 32, unidades básicas de saúde de MaringáPR. Do total de exames demandados, em média 75,2% dos exames apresentaram resultados normais, de modo que apenas 24,8% mostraram resultados alterados. Devido à elevada porcentagem de exames com resultados normais, sugere-se baixo índice de efetividade, ou seja, pequena assertividade diante de alterações nos resultados dos exames laboratoriais solicitados. O exame laboratorial não possui só caráter de suspeita perante um diagnóstico, mas também serve como acompanhamento nas doenças crônicas e, ainda, para descartar doenças. Sabe-se que o profissional médico é soberano na sua conduta e não só pode como deve lançar mão de recursos diagnósticos comprobatórios da suspeita clínica, entretanto concluímos que é importante a aplicação de parâmetros que auxiliem na solicitação de exames laboratoriais, justificando o emprego e alocação de verba para tal tecnologia em saúde.
Palavras-chave: Exames laboratoriais
Tecnologias em saúde
Alteração de exames
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3171
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristhian_karpinski.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)333.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.