EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3168
Tipo: Artigo
Título: CINESIOTERAPIA E ESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR NA EFETIVIDADE DA TOSSE EM PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
Autor(es): SILVA, Ariele de Campos
KRULI, Carla Renata
WITTIG, Daniela Saldanha
MACHADO, Michelle Cardoso
COLOSIO, Renata Capellazzo
Abstract: Este trabalho possui como objetivo avaliar os efeitos da terapia por estimulação neuromuscular e cinesioterápica na eficácia da tosse em pacientes acometidos por acidente vascular encefálico. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma avaliação inicial, seguida da aplicação da terapia inspiratória, onde o paciente realiza exercícios com o peso de uma caneleira (3,5kg) no abdômen, associado com a aplicação da eletroestimulação no músculo reto abdominal. Estão sendo realizadas duas sessões semanais por um período de dois meses e meio. Após as dez primeiras sessões foi realizada uma reavaliação idêntica a inicial para verificar o resultado da terapia proposta nos pacientes. O resultado esperado é a melhora da efetividade da tosse através do aumento do volume inspiratório e da força muscular expiratória, a fim de eliminar as secreções brônquicas. Os dados preliminares foram organizados e comparados através da aplicação dos testes teste t Student utilizando o programa R e organizados em gráficos e tabelas.
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral
Debilidade muscular
Estimulação elétrica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3168
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carla_renata_kruli.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)215.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.