EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3165
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PRESENTES EM MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ.
Autor(es): CAVAGLIER, Camila Rafaela
PANÃO, Maíra Oliveira
BIOTTI, Carolina Correia
BERNUCI, Marcelo Picinin
FAVORETO, Kelly
Abstract: O câncer do colo do útero (CCU) é o terceiro tumor maligno mais frequente entre a população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Embora a infecção pelo papiloma vírus humano seja o principal fator de risco para esta neoplasia, outros fatores podem também contribuir para o desenvolvimento de lesões celulares malignas no colo uterino, como: início precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros, a baixa escolaridade e renda, a multiparidade e a história de doenças sexualmente transmissíveis, hereditariedade, tabagismo e o uso prolongado de contraceptivos orais. A relevância da detecção dos fatores predominantes para determinadas populações contribui fortemente para o delineamento de ações locais de controle e prevenção da doença. Diante desta relevância, o presente estudo pretende avaliar os principais fatores de risco apresentados por mulheres maringaenses portadoras de CCU. Trata-se de uma pesquisa que utilizará os dados de prontuário eletrônico existente no Sistema Gestor do Município de Maringá. Os critérios de inclusão serão: mulheres encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde do Município de Maringá à Clínica da Mulher, com faixa etária de 35 a 69 anos e que foram diagnosticadas com CCU entre março de 2014 a março de 2015. Os critérios de exclusão serão: pacientes que abandonaram o tratamento/acompanhamento e prontuários com dados discordantes ou incompletos, cuja inclusão no estudo poderá causar confusão ou viés na pesquisa. A Correlação dos achados na história clínica com os fatores de risco por elas apresentados, se dará por meio do método de regressão logística. Acredita-se que a constatação dos principais fatores de risco para o CCU da população estudada será relevante para o delineamento futuro de novas medidas de controle e prevenção, visando em um futuro próximo à redução da incidência do no município.
Palavras-chave: Fatores de risco
Incidência
Neoplasia
Prevenção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3165
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camila_rafaela_cavaglier.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)281.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.