EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3164
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE PULMONAR DE MULHERES IDOSAS
Autor(es): SANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dos
MENDONÇA, Bruna Fernanda
WITTIG, Daniela Saldanha
PALÁCIO, Siméia Gaspar
Abstract: O envelhecimento biológico humano é caracterizado por involuções morfológicas e funcionais no organismo que afetam a maioria dos órgãos, as quais levam a um declínio acentuado das adaptações homeostáticas. A perda funcional decorrente dessas complicações afeta tanto o sistema respiratório,quanto o osteomuscular, interferindo diretamente na qualidade de vida do idoso.O exercício físico individualizado melhora a circulação sanguínea; fortalece a musculatura respiratória e alonga a musculatura dos membros superiores e inferiores, despertando no indivíduo idoso uma consciência corporal. Ao começar um programa de treinamento físico, estes podem alcançar melhoras de 10% a 25% d a função cardiovascular e da capacidade aeróbia do organismo. O presente estudo terá como objetivo analisar os efeitos do método Pilates na qualidade de vida e na capacidade pulmonar de mulheres idosas. Serão selecionadas aleatoriamente 20 mulheres saudáveis com idade variando entre 60-70 anos do município de Maringá –PR e da comunidade em geral, triadas da clínica escola de Fisioterapia da UNICESUMAR. Serão excluídas do estudo, mulheres com deficiência física, debilidade cognitiva e que apresentarem diabetes e ou hipertensão arterial descompensada Ao término da avaliação, iniciarão os atendimentos fisioterapêuticos que constarão de 10 sessões realizadas em grupo, numa frequência de 2 vezes por semana, com duração de 60 minutos, utilizando o Método Pilates na bola. Esse método baseia-se no fortalecimento do centro de força, expressão que denota a circunferência do tronco inferior, estrutura de suporte para o corpo. Através do Método Pilates, buscará uma melhora da capacidade pulmonar, devido ao fortalecimento dos músculos respiratórios e da mobilidade por meio da tonificação muscular. O aprimoramento da função biomecânica ampliará a flexibilidade através do ganho da amplitude articular dos membros superiores e inferiores. Posteriormente, as pacientes serão reavaliadas utilizando os mesmos instrumentos para verificação dos resultados alcançados. Os dados serão analisados estatisticamente e apresentados em forma de gráficos e tabelas, adotando como parâmetro o nível de significância em 5%. Espera-se que a população idosa analisada apresente melhoria nas variáveis analisadas em decorrência do tratamento.
Palavras-chave: Fisioterapia
Geriatria
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3164
Data do documento: 4-Out-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_barcelos_fabricio_dos_santos_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)273.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.