EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3156
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA EM MARINGÁ-PR
Autor(es): FRANCIOLI, Ana Luiza de Souza
BARBOSA, Alan Deniver Chimenes
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
BERNUCI, Marcelo Picinin
Abstract: Diante do fato de que o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres no mundo, torna-se relevante a realização de uma avaliação dos dados do SISMAMA/SISCAN, com foco nos sistemas locais de saúde, a fim de se identificar fatores regionais específicos que devem ser enfrentados para aprimorar o sistema de rastreamento e reduzir a mortalidade relacionada à doença. Para tal, foram analisados os relatórios gerados pelo SISCAN, entre os anos de 2014 e 2015, acessados através dos computadores da 15ª Regional de detecção de câncer de mama, localizada em Maringá-PR. A população estudada foi a de mulheres maringaenses que realizaram mamografia entre os anos de 2014 e 2015 e, dessa população, aquelas que realizaram biópsia. Quase 80% das mamografias foram feitas dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) e todas as mulheres diagnosticadas com CA de mama obtiveram o resultado do histopatológico em menos de 30 dias. Com base nestes resultados, fica evidente que o programa de detecção precoce do câncer de mama no município de Maringá está sendo realizado em acordo com as diretrizes do INCA, no entanto, 20% das mamografias foram realizadas em mulheres fora da faixa etária preconizada. Este erro no rastreio expõe desnecessariamente uma considerável parcela da população feminina à mamografia e gera, consequentemente, gastos que poderiam ser direcionados para outros aspectos do programa de controle do câncer de mama.
Palavras-chave: Mama
Prevenção
Rastreamento
Indicadores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3156
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_luiza_de-souza_francioli.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)335.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.