EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3155
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DE UM PROGRAMA MULTIPROFISSIONAL DE TRATAMENTO DA OBESIDADE SOBRE O TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA EM ADOLESCENTES
Autor(es): BOLOGNESE, Marciele Alves
SILVAR, Danilo Fernandes da
BIANCHINIR, Josiane
NARDO JUNIOR, Nelson
BENNEMANNR, Rose Mari
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade (PMTO-NEMO-UEM) sobre o transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) em adolescentes. A amostra foi composta por 27 adolescentes com excesso de peso entre 14 e 17 anos, que passaram por avaliações antes e após um PMTO composto por nutricionistas, educadores físicos e uma psicóloga. O TCAP foi obtido a partir da escala de compulsão alimentar periódica. Verificou-se que o PMTO-NEMO-UEM foi capaz dereduzir os escores de compulsão alimentar em adolescentes. O percentual de adolescentes com TCAP correspondeu a 18,5% no início e a 3,7% no final da intervenção. Assim, conclui-se que um PMTO pode promover mudanças positivas sobre os escores de compulsãoalimentar em adolescentes.
Palavras-chave: Intervenção
Excesso de peso
Alimentação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3155
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marciele_alves_bolognese_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)273.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.