EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3145
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS BENEFÍCIOS DA FONOFORESE E IONTOFORESE NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE
Autor(es): CANASSA, Letícia Novaes
HISSAMURA, Isabella Santana
CAVINA, Thairiane Justino
CAPPELLAZZO, Renata
MARIM, Marlos
PERES, Patrícia Cesar Nascimento
Abstract: Fibro edema gelóide, inadequadamente chamado de celulite, trata-se de uma desordem localizada que afeta o tecido dérmico e subcutâneo, com alterações vasculares e lipodistrofia com resposta esclerosante, que resulta no inestético aspecto macroscópico. A fonoforese caracteriza-se pela utilização do ultrassom combinado à administração de fármaco, e a iontoforese consiste na penetração de substâncias no tecido biológico induzido por uma corrente elétrica fraca. Este estudo tem como objetivo a aplicação dos métodos de fonoforese e iontoforese para uma possível comparação entre os resultados de cada um, possibilitando avaliar qual dos métodos é o mais benéfico e eficaz no tratamento das disfunções apresentadas no fibro edema gelóide. A amostra conta com 20 mulheres, que apresentam fibro edema geloide grau 2 em região glútea, tratadas com 10 sessões cada. O registro fotográfico foi feito na avaliação e será repetido ao final do tratamento, e as fotos serão submetidas à análise cega por 3 professores do curso de graduação em fisioterapia. As pacientes foram questionadas com relação à escala de satisfação pessoal tanto na avaliação como serão ao fim do tratamento. Ao final do estudo será possível afirmar qual dos métodos foi mais eficaz para o tratamento do fibro edema gelóide das mulheres tratadas.
Palavras-chave: Eletrolipoforese
Fisioterapia dermato - funcional
Lipodistrofia ginóide
Ultrasom terapêutico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3145
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leticia_novaes_canassa_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)198.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.