EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3144
Tipo: Artigo
Título: PERFIL DE DISTRIBUIÇÃO DA TUBERCULOSE POR GÊNERO NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR ENTRE 2001 E 2014
Autor(es): RAMONIGA, Leonardo Teixeira
MAIA, Gabriela Bernardi
RAMOS, Edivan Rodrigo de Paula
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a tuberculose é considerado problema de saúde global, visto que o Brasil figura entre os país endêmico, juntamente com outros 21 países do globo que enfrentam dificuldades no controle deste problema de saúde pública que é a tuberculose (TB). No Brasil há estados com maior e menor número de casos, sendo o Paraná classificado como um estado com elevado número de casos de TB, sendo que em conjunto com mais nove estados concentra 80% dos casos da doença. Já em relação ao município de Maringá, até o ano de 2004 estava incluído entre os 10 municípios de atenção prioritária para TB do Paraná, entretanto atualmente já não se encontra mais nesta lista, que ficou reduzida a 7 municípios de atenção prioritária para a patologia me questão (BRASIL, 2014). Visto a importância epidemiológica da tuberculose tanto no mundo como no Brasil, e frente às boas condições socioeconômicas e de moradia no município de Maringá-PR que ainda registra casos de TB, este trabalho tem como intuito entender a distribuição entre os gêneros masculino e feminino da doença, buscando identificar se houve alguma variação do padrão de distribuição entre os sexos no decorrer destes 14 anos de análise dos dados de tuberculose no município de Maringá. Os dados foram colhidos de fichas de notificação de casos de tuberculose, registrados de janeiro de 2001 a dezembro de 2014, digitalizados e arquivados na Divisão Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Maringá.
Palavras-chave: Incidência
Gênero
Tuberculose
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3144
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leonardo_teixeira_ramoniga_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)287.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.