EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3132
Tipo: Artigo
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA LGBT: NOME SOCIAL EM FOCO
Autor(es): LAZARI, Alan Henrique De
SILVA, Marcelo da
OKAMOTO, Alex Rodrigo de Cerqueira
VIEIRA, Tereza Rodrigues
DACESARO, Maria da Neves
OLIVEIRA, Magda Lucia Felix de
Abstract: Com a emergente discussão em relação aos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero (LGBT), estratégias de saúde têm sido criadas com intuito de garantir os direitos básicos a este grupo no tocante à admissão nos serviços de saúde. Deste modo, o presente trabalho se propôs a refletir sobre as políticas públicas de saúde e inclusão e atendimento a estes cidadãos. Para tanto foram analisados artigos científicos em periódicos, revistas e bancos de dados on-line, onde observou-se que a inclusão de políticas públicas de saúde representam um marco para esta população. Percebeu-se a desigualdade ainda existente nos serviços de saúde, aponta para a necessidade de uma maior atenção ao grupo LGBT, principalmente em relação ao uso do nome social. a adoção de Políticas Públicas de Saúde pode representar uma conquista importante em relação à efetivação dos direitos dos cidadãos LGBT. Para tanto, ainda é preciso que os profissionais de saúde estejam abertos a mudanças, aceitando novas formas de viver e pensar, atuando de maneira integral e agindo sem preconceitos no momento de prestar seus serviços.
Palavras-chave: Comportamento sexual
Políticas públicas de saúde
Saúde
Sexualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3132
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alan_henrique_de_lazari_4.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)209.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.