EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3094
Tipo: Artigo
Título: E-HEALTH EM APOIO A SAÚDE MATERNO INFANTIL
Autor(es): GONÇALVES, Silene Maria
GUILHERME, Yan
BORTOLOZZ, Flávio
BERNUCI, Marcelo Picinin
MARQUES, Andrea Grano
Abstract: Este projeto de pesquisa visa desenvolver aplicações em tecnologia da informação e comunicação aplicada à saúde materno-infantil. Se alinha ao conceito de saúde eletrônica (e-Health) e saúde móvel (m-Health) para ampliar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na melhoria da qualidade e do acesso aos serviços de saúde. Em termos computacionais o sistema proposto caracteriza-se como “Software Social”, pois na sua concepção prevê o tratamento de problemática social, tendo a comunidade como usuário preferencial, mas não exclusivo, além dos profissionais de saúde. Foram realizados pesquisas e estudos sobre a evolução da eHealth, m-Health e gestão de políticas e serviços públicas em saúde materno infantil. As bases de dados eletrônicas para pesquisa foram Periódicos CAPES, Scielo Scientific Electronic Library Online, Bireme, Cochrane e JMIR mHealth and uHealth. As palavras chaves para as pesquisas foram “m-Health”, “e-Health”, “saúde materno infantil”, “gestante de alto risco”, “pregnancy”, “Rede Cegonha”, “Mãe Paranaense”. Foi realizado visita técnica a Secretaria de Saúde do Município de Curitiba para análise ao Programa Mãe Curitibana, assim como, análises literários sobre intercorrências clínicas e doenças pré existências em gestantes de alto risco. As pesquisas de legislações e programas de políticas públicas, Rede Cegonha e Mãe Paranaense, foram realizadas em site oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. O sistema georreferencia analisado foi da INESC/Universidade do Porto. Como resultado da pesquisa científica houve o desenvolvimento de um protótipo de software destinado a tecnologia móvel com a integração de ações de políticas públicas de saúde materno infantil, um sistema georreferencado das Redes de Atenção Básica da região da AMUSEP/Pr e de redes sociais. O presente protótipo encontra-se em fase de validação.
Palavras-chave: E-Health
Estratificação de risco
Políticas públicas
Promoção da saúde
Materno infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3094
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silene_maria_goncalves_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)292.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.