EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3093
Tipo: Artigo
Título: O EGRESSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Autor(es): GALLO, Adriana Martins
NATAL, Aline Carla Aparecida Eva
SILVA, Daiana Olegário da
SALVAGIONI, Denise Albieri Jodas
ARAUJO, Juliane Pagliari
Abstract: É de grande importância o conhecimento da efetividade do processo ensino e aprendizagem de um curso técnico por meio da alocação do egresso no mundo do trabalho. A ligação da permanência do profissional ao emprego pode estar relacionada às habilidades e competências desenvolvidas durante o processo formativo do aluno. Desta forma, desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de investigar aspectos da inserção dos egressos do curso Técnico em Enfermagem do IFPR no mundo do trabalho. Destaca-se que este trabalho está incluído em um programa de bolsa de inclusão social (PBIS) onde as alunas bolsistas participaram de um projeto maior intitulado “Mapeamento dos Egressos do Curso Técnico em Enfermagem em Relação à Inserção no Mundo do Trabalho”. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Foi realizado o primeiro contato telefônico com os egressos dos anos 2010, 2012 e 2013 a fim de convidá-los a participar do estudo. Tendo o interesse, encaminhou-se um questionário por meio eletrônico. Participaram do estudo 38 egressos. Destes, 84% dos egressos estão empregados, sendo que os 16% restantes que não estão fizeram a opção de não trabalhar na área. Destaca-se ainda o interesse desses alunos na carreira pública, pois 42% já atuam em instituições públicas e 79% do total dos egressos já prestaram ao menos um concurso ou processo seletivo. Conclui-se que o conhecimento acerca da inserção do egresso no mundo do trabalho é de grande valia para refletir sobre o processo de ensino e a responsabilidade do corpo docente quanto à formação de um profissional do cuidado, a essência de nossa profissão. A vivência dos estágios curriculares, que compreende todas as atividades de enfermagem desenvolvidas pelos egressos no momento de formação, foi essencial para a segurança na prática do cuidado, em diferentes níveis de atenção.
Palavras-chave: Enfermagem
Egressos
Mundo do trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3093
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliane_pagliari_araujo_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)273.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.