EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3086
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE Pereskia aculeata MILL
Autor(es): SANTOS FILHO, José Rivaldo dos
FRASSON, Lorena Teixeira
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
MARTINS, Heber Amilcar
Abstract: Diversos fatores têm impulsionado a busca de novas drogas de origem vegetal, dentre elas a descoberta de drogas eficazes para o combate ao câncer, considerado o maior problema de saúde pública em diversos países, representando a segunda causa de morte no Brasil. Diante disto, Pereskia aculeata tem se mostrado promissora no campo fitoterapêutico, útil como ferramenta medicinal. O objetivo do trabalho é avaliar a atividade antitumoral de Pereskia aculeata Mill. A metodologia empregada será avaliar a atividade antitumoral sobre células tumorais de Walker-256, utilizando o duodeno e o jejuno de ratos adultos machos, da linhagem Wistar (Rattus norvegicus), variedade albinus. Os animais não tratados (grupos C e TW) receberão ração padrão balanceada Nuvilab enquanto nos animais tratados (grupos CG e TWG), a Pereskia aculeata será administrada por gavagem na dose de 2% e 5% de extrato bruto das folhas. Os resultados serão submetidos à análise estatística através dos programas Statistica 7.1 e GraphPad Prism 5.1, sendo expressos como média ± erro padrão. Para os dados quantitativos, será realizada análise de variância One-way ANOVA, seguida de Tukey. O nível de significância adotado foi de 5%. As micrografias serão preparadas usando o programa Adobe Photosho p 7.0. Tendo em vista a metodologia proposta, o presente trabalho procura mostrar o potencial antitumoral de Pereskia aculeata para a realização de futuras pesquisas, como formulações contendo extratos da mesma, para testar o que está sendo apresentado, assim como para obter outros dados relevantes na área da pesquisa.
Palavras-chave: Câncer
Fitoterápico
Potencial farmacológico
Pereskia aculeata
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3086
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose_Rivaldo_dos_Santos_Filho.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)289.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.