EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3084
Tipo: Artigo
Título: QUAIS OS PROGRAMAS, ATIVIDADES E AÇÕES ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS PARA PREVENÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ELER, Gabrielle Jacklin
BCCHI, Silvia Cristina Mangini
Abstract: O tema saúde do homem é um problema de saúde pública e tem repercutido nacionalmente, com estratégias de educação em saúde, visando alertar esta população. Voltado para este tema, o objetivo foi buscar na literatura nacional e internacional por meio de uma revisão integrativa a resposta para a pergunta norteadora - Quais os programas, atividades e ações estão sendo desenvolvidos para prevenção da saúde do homem? Os dados foram coletados em quatro bases de dados, Pubmed, Cinhal, Scopus e Bireme dos anos 2002 a 2012. Os achados e lacunas apontados neste estudo, permeiam na literatura que existem poucos programas e ações voltados para a prevenção da saúde do homem, os que existem enfatizam sobre rastreio para câncer de próstata, teste rápido para HIV, prevenção de HIV em homens que fazem sexo com outros homens e prevenção, detecção e tratamento da infertilidade. Tais achados vem contemplar somente a questão sexual e reprodutiva do homem, não o percebendo de forma holística. Desse modo, percebe-se que é imperioso despender esforços para o desenvolvimento de atividades e ações para prevenção da saúde masculina.
Palavras-chave: Atenção primária
Homem
Programas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3084
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosana_claudia_de_assuncao_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)305.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.