EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3081
Tipo: Artigo
Título: AÇÃO FARMACÊUTICA EM HOSPITAL VETERINÁRIO:PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS E GUIA TERAPÊUTICO
Autor(es): BOTELHO, Rodrigo Murched
SANTOS, Fabiana
AMADEI, Janete Lane
Abstract: A padronização de medicamentos é realizada para evitar produtos similares no estoque evitando custos desnecessários na aquisição e manutenção de materiais além de melhorar a qualidade da assistência e segurança aos pacientes através do uso racional de medicamentos. Este conteúdo foi desenvolvido com objetivo de identificar os medicamentos utilizados no Hospital Veterinário do Unicesumar visando a padronização de medicamentos e a elaboração de um guia terapêutico para o uso racional de medicamentos. Foram analisados 236 medicamentos na lista final foram dispostos em 48 grupos terapêuticos apresentado uma média de 4,68 medicamentos variando de um à 31 medicamentos por grupo. Obteve-se que 49 % são as formas farmacêuticas para uso injetável sendo 27,0% liofilizados em frasco ampola e 22,0% em ampolas de vidro. A contribuição dos resultados desta pesquisa é diretamente aplicável à instituição onde foi realizada visando a segurança dos animais atendidos e o controle de custos.
Palavras-chave: Drogas veterinárias
Gerenciamento de segurança
Qualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3081
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rodrigo_murched_botelho_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)272.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.